miércoles, 5 de noviembre de 2008

Pretos Velhos



Estava no congá com os pretos velhos trabalhando
veio uma ave tão linda

era uma ave maria, era uma ave maria, era uma ave maria
meus pretos velhos
era uma ave maria …
———————
É só Deus, é só Deus,
Quem pode mais é Deus.

É só Deus, é só Deus,
Quem pode mais é Deus.

O mar tem areia,
A Terra tem ciência,
Mas lá no céu tem Deus,
Que dá toda a providência.

———-

Na fazenda do Lajedo,
tem quatro campo quadrado.
Cada canto tem um nego,
Capinando seu roçado.

Senhor, senhor,
deixa nego trabalhar!
Senhor, senhor,
Deixa nego trabalhar!

———-

Quem vem de lá de tão longe?
É os pretos velhos que vêm trabalhar.

Dai-me força pelo amor de Deus,
ó meu pai, dai-me força pros trabalhos meus!

———-

Caminhando devagar, pretos velho vai adiante.
Não detenha os passos, filho,
pois pai velho diz: Avante!

O caminho tá difícil?
Provação ou tempostade?
Permanece no caminho, até que surja a claridade!

———-

Aruanda é longe,
e ninguém vai lá!
É só os preto velho
que vai lá e torna a voltar!

———-

Vovô
Vim lhe pedir um favor, oh oh
Vovô
Vim lhe pedir um favor
Olhe por seus filhos,Dê saude e amor
Olhe por seus filhos,Dê saude e amor

—————–

Vó CambindaCambinda mamãeee, Cambinda mamãeah (2x)
Segura Cambinda q eu quero vê, filhos de Umbanda não tem querer. (2x)

———-

Vó Benedita

Se ela é preta é uma preta bonita se for bem pretinha é Dona Benedita. (2x)
Corococo onde ela mora, mora na casa de Nossa Senhora (2x)



———-


Salve esse terreiro,
Salve esse congá.

Chego maria conga,
Que veio trabalhar.

———-

Se os Pretos Velhos têm
Os Pretos Velhos dá
Corre gira Preto Velho
Corre gira no gongá
Corre gira Preto Velho
Com licença de Oxalá

———–

tudo o que eu peço ao vovô ele faz
também o que eu peço à vovó ela fazo
que eu quero mais? o que eu quero mais?
eles me mimam demais, eles me mimam demais

—-

Lá vem vovó, descendo a serra com sua sacola.
Vem com sua rosália, com seu patuá ela vem de Angola.

Eu quero ver vovó, eu quero ver,
Eu quero ver se filho de pemba tem querer.

———-

Pai Joaquim, cadê Pai Mané?
Pai Joaquim, cadê Pai Mané?

Pai Mané tá na mata colhendo guiné!

Diga a ele que quando vier,
Diga a ele que quando vier.

Oi não faça barulho, não bata o pé!

Pai Mané cadê Pai Joaquim?
Pai Mané cadê Pai Joaquim?

Pai Joaquim tá na mata colhendo aclecrim.

Pai Joaquim êê, Pai Joaquim êa,
Pai Joaquim vem de Aruanda,
Pai Joaquim vem de Angola Angolá!

E na Aruando de São Benedito,
Santo Antônio mandou me chamar.

E na Aruando de São Benedito,
Santo Antônio mandou me chamar.

———-

Vovó não quer, casca de côco no terreiro.
Vovó não quer, casca de côco no terreiro.

Que é pra não lembrar dos tempos de cativeiro,
Que é pra não lembrar dos tempos de cativeiro.

———-

Pisa na linha de congo meu filho, filho meu.
Pisa na linha de congo devagar, filho meu.
Pisa na linha de congo destemido filho meu!
Pai congo trabalha na Angola para te ajudar,
Olha o congo a girar!

——-

subida dos pretos velhos:

Preto-Velho vai embora / Vai beira mar
Vai levando as mirongas / Lá pro fundo do mar
Preto-Velho vai embora / Vai beira mar
Vai levando as mirongas / Lá pro fundo do mar

—————————

No hay comentarios: