martes, 6 de marzo de 2012

Oxosi


Ai não me toque na espada de Ogum
Ai não me toque na machada de Xangô
Ai não me toque na linha de Oxossi
Que na mata tem um velho caçador.

Atira, Atira, Eu atirei
no Bambá eu vou atirar
Veado na mata é corredor
Oxossi na mata é caçador

Saravá Oxossi,
Meu caboclo, saravá
Saravá toda a falange
Com a licença de Oxalá.
No seu terreiro,
Seu ponto veio firmar
Saravá, seu tira teima
Ele veio trabalhar

Na sua aldeia ele é caboclo
É Rompe Mato é Arranca Toco
Na sua aldeia, lá na Jurema
Não se faz nada sem a lei suprema

Ele é caboclo, ele é juremeiro
E na alvorada tem penas carijós.
Ele é caboclo, ele é juremeiro
E lá na alvorada tem penas carijós.

Oxossi mora na raíz da gameleira. BIS
Ogum vençeu demanda
Xangô lá na pedreira BIS

Oxossi mora na raíz da gameleira
E salve o Rompe Mato
Esalve o Arranca Toco
E salve o Tira Teima

Folha verde na palmeira
como brilha no luar BIS
Ó que linda caçadora,
Ó jurema ô jurema.

Hoje tem alegria
no terreiro de meu pai
Saravá seu rompe mato
que ele é chefe de congá
Embala eu, babá, embala eu
Eu me chamo Arranca Toco
Arranca Toco olha o congá
Arranco toco com raíz
sem no chão deixar sinal

Tupinambá, Tupinambá, filho de umbanda
Tupinambá, Tupinambá, venceu demanda
Tupinambá, Tupinambá, chefe guerreiro
Tupinambá, Tupinambá, tá no terreiro.


Ele é caboclo, guerreiro que veste penas
E o seu cocar quem lhe deu foi Oxalá
Ele caminha de leve na folha seca
É Ubirajara dentro do seu Juremá.

Na mata tem 7 coqueiros
tem 7 cobras todas a piar
Ele se chama 7 flechas de Umbanda
E sua mironga está no Juremá

Nas marolas do mar
oi, vem rolando
O caboclo Junco verde que aí vem chegando.


Caboclo não tem caminho para caminhar
Caboclo não tem caminho para caminhar
Caminha por cima da folha, por baixo da folha
Em todo lugar
Caminha por cima da folha, por baixo da folha
Em todo lugar
Oke Caboclo

Oxossi, Oxossi
Ele vem da mata virgem, Auêe
Todos os caboclos estão de ronda no congá

Eu corri terra, Eu corri mar
até que cheguei no meu país
Ora viva Oxossi na mata
que a folha da mangueira ainda não caiu.

Oxalá mandou, e já mandou buscar
Os caboclos da Jurema, lá na Juremá.
Seu Oxalá é rei do mundo inteiro
Mandou ordens pra Jurema
mandar seus capangueiros
Arreia capangueiros,
capangueiros de Jurema 3x
Olha os caboclos se arriando,
os matos se quebrando
Olha os matos se quebrando,
os caboclos se arriando.

Eu atirei, eu atirei
e ninguém viu
Seu rompe mato é quem sabe
aonde a flecha caiu, eu atirei

Oxossi,Oxossi, Oxossi
Ao seu chamado respondi agô. BIS
Trazia um grande diadema
Dizendo que era um grande caçador.

Oxossi na mata é rei,
Oxossi na mata é.
Ele passa pelos caminhos
sem deixar marca do pé.

A estrela no céu brilhou
E a terra estremeceu
já chegou a falange de Jurema
Que aqui veio a pedido meu.

Eu vi chover
Eu vi relanpejar
Mas mesmo assim o céu ficou azul
Firma o seu ponto na folha da Jurema
Oxossi é tema de maracatu

No centro da mata virgem
Uma linda cabocla eu vi. BIS
Com seu saiote feito de penas
Ela é Jurema filha de tupi. BIS
Jurema, Jurema, Jurema,
Ela é cabocla da lei suprema.

Com a sua flecha ele é caboclo. BIS
Ele rompe o mato, ele arranca toco.
Corta a língua, corta a mironga,
Corta a língua do falador.
Prá sua espada não há embaraço
Chegou Ubirajara do peito de aço.

A estrela Dalva é nossa guia
Corre o mundo sem parar
Ilumina a mata virgem
Cidade de Juremá

Nas marolas do mar
oi, vem rolando
O caboclo Junco verde que aí vem chegando.

No hay comentarios: